Em meio a diversas dificuldades, educadores se reúnem para discutir melhorias.
No dia 9 de setembro, funcionárias e funcionários de escolas do município – diretoras, vice-diretoras, coordenadoras e supervisores – foram recebidas pela vereadora Inês Paz na Câmara Municipal para conversar a respeito vários problemas como as gratificações suspensas, cargos de confiança e protocolos de segurança na volta as aulas presenciais.
As gratificações de diversos funcionários públicos, inclusive os da educação, foram retiradas no período da pandemia. Algo que prejudica imensamente esses trabalhadores e trabalhadoras.
Sobre os cargos de confiança, por decisão do poder judiciário do estado de São Paulo, diretores e diretoras não poderiam exercer essas funções no parâmetro do cargo de confiança, só através de concurso público. Uma proposta apresentada pelos profissionais da educação presentes foi a atualização do estatuto do magistério, para melhorar o exercício da profissão dos educadores.
Os profissionais da educação apontaram que em várias escolas os protocolos de segurança são falhos, por falta de equipamentos de proteção, como álcool em gel. Todos e todas da reunião foram unânimes na exigência para a prefeitura providencie, urgentemente, todo equipamento que falta.
Novas conversas serão marcadas. A próxima deverá ser com o secretário de educação o senhor André Stábile .