Ativistas e instituições antirracistas recebem medalhas na Câmara Municipal.

Lideranças premiadas com a Medalha Zumbi dos Palmares e vereadoras e vereadores.

A medalha Zumbi dos palmares é um prêmio dado a personalidades que se destacaram durante o ano na luta contra o racismo estrutural.

No dia 19 de novembro, esse prêmio foi consagrado às seguintes lideranças e entidades: Afrontarte – Associação Afro-Brasileira de Cultura e Arte, Leandro Odilon de Brito, Jamile Santana, Sidnei Barreto Nogueira, Ilda Alexandre de Azevedo de Souza,  Vanda Cristina de Souza Lopes, William Aparecido Corrêa de Salles, Gislaine Donizete Afonso, Wellington Miranda da Silva e Maria Benedita Simão.

Na oportunidade, a vereadora Inês Paz foi enfática: “É preciso sempre a gente lembrar e ter consciência que o combate ao racismo estrutural é uma batalha do dia a dia, de todos e de todas”.

Alessandra Gomes e Katia Ellen, representantes da Afrontarte.

Katia Ellen, representantes da Afrontarte, declarou: “Eu adorei as homenagens! As apresentações fizeram toda a diferença, poderia até ter mais apresentações ano que vem, isso também é uma forma de expressão. Acho que intercalando apresentações culturais e discursos ficaria nota 10!”

 

 

 

 

 

 

Também estiveram presentes  os vereadores Policial Maurino (PODE), Edson Santos (PSD), Edinho do salão (MDB), Iduigues (PT) e Zé Luiz (PSDB; outras autoridades:  Celeste Gomes, secretária municipal de Assistência Social; Janes Kelly Palmeira Rodrigues. advogada, representando a 17ª Subseção da OAB de Mogi das Cruzes; Pai Roberto de Xangô, presidente da Associação Axé Mogi; Ada Cristina, diretora adjunta da Associação Comercial de Mogi das Cruzes; Sadao Sakai, ouvidor do município de Suzano;  Pai Danilo de Oxalá, representando o Centro Cultural Axé.

A homenagem também contou com a apresentação artística do Grupo Afrontarte, dirigido por Lord Júnior, com o número “Vozes da Resistência”.