Câmara municipal recebe vereadores mirins.

No dia 25 e 26 de novembro, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou sessões com o Parlamento infanto-juvenil, do ensino fundamental e do ensino médio. A vereadora Inês Paz (PSOL) participou das duas sessões, prestigiando as jovens e os jovens que demonstram interesse pela politica.

Todos os anos, as estudantes e os estudantes podem se inscrever para postular o direito de serem vereadoras/vereadores mirins. Após as inscrições, a Prefeitura avalia os projetos inscritos e seleciona quais deles serão apresentados na Câmara Municipal.

Nos projetos selecionados, há muitas propostas interessantes que coincidem com o pensamento da Mandata Inês Paz, como por exemplo o projeto de lei da aluna Talita dos Santos Pereira que busca instituir um programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas Escolas.

O parlamento do ensino médio teve grande participação de alunos de escolas públicas, a vereadora Inês Paz celebrou esse fato.  “Acompanhando os projetos legislativos a gente vê a importância do envolvimento da nossa juventude. Fico feliz em ver que nessa edição do Ensino Médio tem mais escolas públicas participando. A Educação é uma só, mas a gente sabe que quem frequenta a escola pública são os alunos mais carentes, da periferia e filhos de trabalhadores”.

 

Vereadores mirins do Ensino Fundamental.

Seguem os projetos e seus autores do ensino fundamental:

  1. Maria Eduarda Camargo Belarmino, 9° Ano, EE Professor Paulo Ferrari Massaro, Projeto sobre a implantação da Olimpíada Mogiana de Esportes;
  2. Talita dos Santos Pereira, 6° Ano, EE Antônio Olegário dos Santos Cardoso, Projeto sobre Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas Escolas;
  3. Victoria Ayumi Oliveira, 6° Ano, EE Antônio Olegário dos Santos Cardoso, Projeto sobre a Instituição do Programa “Mulheres na Política”;
  4. Ana Alicia Felix Lopes, 6° Ano da , EE Antônio Olegário dos Santos Cardoso, Projeto sobre a Intensificação da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal;
  5. Yasmin do Carmo Aquino. 6° Ano, EE Antônio Olegário dos Santos Cardoso, Projeto sobre a Regulamentação da Segurança de Usuários de Patinetes;
  6. Leonardo Martini Borges, 8º Ano, Colégio Santa Mônica, Projeto sobre Emissão de Autorização para Corte de Árvores Isoladas;
  7. Gustavo Donizete Soares Stoll, 9° Ano, Colégio Gutenberg, Projeto sobre a Criação e Melhorias nas Ciclovias do Município;
  8. Giovana Nakayama Messa, 9° Ano do Colégio Gutenberg, Projeto sobre a Colocação de Absorventes Femininos em Escolas Públicas;
  9. Izzadora Messias Lopes da Silva, 8° Ano, Colégio Gutenberg, Projeto sobre a Melhoria na Qualidade de Vida de Todos os Moradores;
  10. Pedro Campos Barcena, 9° Ano, Colégio Gutenberg, apresentou Projeto sobre a Regulamentação de Câmeras de Segurança em Área Escolar;
  11. Ricardo Marins Cintra de Almeida, 9º Ano Colégio Gutenberg, Projeto sobre a Criação de Cooperativa Comunitária em Bairros de Alta Vulnerabilidade;
  12. Maria Fernanda Nunes Pereira, 8° Ano, EE Professora Iracema Brasil de Siqueira, Projeto sobre a Implementação do Programa Escolar “Ajuda Aqui”;
  13. Stella Willian Cury Campilongo P Franco, 9° Ano, Colégio Tomás Agostinho, sobre Ampliação de Calçadas e de Estacionamentos em Áreas desocupadas;
  14. Ricardo Zuccon Sindicic, 9° Ano do Colégio Tomás Agostinho, Projeto que dispõe sobre a Implantação de Calçadas Acessíveis;
  15. Raquel Goulart Barbosa, 9° Ano, Colégio Tomás Agostinho, Projeto sobre o Repasse de Alimentos Perecíveis à População de Baixa Renda;
  16. Yan Santos Silva, 8° Ano, Colégio Santa Mônica, Projeto que dispõe sobre a Instituição do Programa “Auxílio Cão”;
  17. Sophia Leal Nascimento, 7° Ano, Instituto D Placidina, Projeto sobre Benefícios para Pessoas Interessadas em Assistir Eventos Culturais aos Finais de Semana;
  18. Ketruy Oliveira Silva Aurichio, 7° Ano, Instituto Dona Placidina, Projeto que dispõe sobre o Registro Animal Municipal (R.A.M);
  19. Vitória Jurtick Rolim, 7° Ano, Instituto Dona Placidina, Projeto sobre Acessibilidade e Gratuidade para Tratamento e Acompanhamento Médico Nutricional;
  20. Ana Clara Jacque Andere de Mello, 7° Ano, Colégio IENEC, Projeto que dispõe sobre a Instalação de Cinema Popular;
  21. David Fernandez de Oliveira, 7° Ano Colégio IENEC, Projeto que dispõe sobre Ampliação da Rede de Esgoto com Custo Reduzido;
  22. Heloisa Gal do Nascimento de Brito Fernandes, 8° Ano, Colégio IENEC, Projeto que dispõe sobre a Coleta de Lixo Tóxico;
  23. Olivia Galdino Carneiro, 8° Ano, Colégio IENEC, Projeto sobre o Uso de Materiais Recicláveis em Estabelecimentos Comerciais para Menor Impacto Ambiental.

 

 

Vereadores mirins do Ensino Médio.

 

Inês Paz fala na sessão do Parlamento Mirim.

Seguem os projetos dos alunos do Ensino Médio:

  1. Ana Clara Conceição de Sena, 1° Ano, EE Professor Paulo Ferrari, Projeto: criação de espaços verdes nas escolas municipais;
  2. Julia Schiavi Thurler, 1° Ano, Escola Técnica Estadual Presidente Vargas, Projeto sobre incentivo e valorização do esporte a crianças e a adolescentes;
  3. Teylor Mendes Fonseca, 3° Ano, Colégio Cristão Leão de Judá, Projeto sobre Passe Livre Estudantil;
  4. Júlio Martins de Almeida, 3° Ano, Escola Técnica Estadual Presidente Vargas, Projeto sobre residências unifamiliares;
  5. Gianluca Mateus Frozino, 1° Ano, EE Comendador Koheiji Adachi, Projeto que sobre incentivo à coleta seletiva de lixo por meio de ações de inclusão e cidadania”;
  6. Alex de Paula Militão, 1° Ano, EE Comendador Koheiji Adachi, Projeto sobre implementação de material sobre comunicação com deficientes auditivos (libras);
  7. Gabriel de Melo Martins da Silva, 1° Ano, EE Comendador Koheiji Adachi , Projeto sobre a Instituição do Dia da Conscientização e Educação Sexual;
  8. Roberta Vitória Vieira dos Anjos, 2° Ano, EE Historiador Isaac Grinberg, Projeto sobre o Passe Livre Estudantil;
  9. Igor Henrique Alves Martins, 1° Ano, EE Professor Cid Boucault, Projeto sobre a descentralização da cultura para os bairros mais afastados;
  10. Ana Yanca Drygalla Maradei, 1° Ano EE Dagoberto José Machado, Projeto sobre a obrigatoriedade de máquinas de escrever em braile nas instituições de ensino;
  11. Geovana Elisei da Silva, 1º Ano. EE Dagoberto José Machado, Projeto sobre o descarte de medicamentos vencidos;
  12. Diogo dos Santos Mattos, 2° Ano, Colégio São Marcos, Projeto sobre saneamento básico e meio ambiente;
  13. Julia Perrin Arcades, 1° Ano, Colégio Gutenberg, Projeto sobre a criação do projeto “Comida na barriga”;
  14. Paula Bejo Jardim, 3° Ano, Colégio Gutenberg, Projeto sobre a identificação de violência infantil em estudantes da rede municipal de ensino;
  15. Enzo Valieris de Paula, 1° Ano, Colégio Gutenberg, Projeto sobre a obrigatoriedade da presença de psicólogos nas instituições de ensino;
  16. Julia Bitencourt da Silva, 2° Ano, Colégio Tomás Agostinho, Projeto sobre medidas contra as enchentes e diminuição de lixo nas ruas;
  17. Tatiana Kimiye Kussano, 3 ° Ano, EE Professora Irene Caporali de Souz, Projeto sobre sinal sonoro para pedestres;
  18. Bianca Ortega de Morais Tobias, 2° Ano, EE Professora Irene Caporali de Souza, Projeto sobre mecanismos para retirar crianças e adolescentes de situação de risco e vulnerabilidade;
  19. Gabriel Mautoni de Carvalho, 3° Ano, Colégio Raízes, Projeto sobre a criação de museu para divulgação de “grandes mentes”;
  20. Diogo Mendes Baptista, 2° Ano, Colégio Cristão Leão de Judá, Projeto sobre a criação da “feira de ciências municipal”;
  21. Mateus Yudi Shikay, 2° Ano da EE Francisco Ferreira Lopes, Projeto sobre a instituição da semana municipal da juventude;
  22. Emilly de Abreu Belo, 3° Ano, EE Laurinda Cardoso de Melo Freire, Projeto sobre o “Projeto Interescolar da Água”;
  23. Miguel Gran Cristoforo Moraes, 1° Ano, Colégio IENEC, Projeto sobre a implementação de bebedouros em praças públicas.

 

Todos os projetos das alunas e dos dos alunos foram aprovados.