CEV de Resíduos Sólidos visita Centro de Triagem, na Vila São Francisco

Sem as mínimas condições.

Tudo junto e misturado.

No dia 8 de abril, a vereadora Inês Paz – PSOL e o vereador Iduigues Martins – PT, membros da  Comissão Especial de Vereadores – CEV  de Resíduos Sólidos, visitaram o Centro de Triagem da Vila São Francisco, para fiscalizar o trabalho lá desenvolvido.

Reinaldo Veiga, tesoureiro e responsável pelo Centro de Triagem, recebeu os fiscais dos povo e relatou que o trabalho “tem condições muito difíceis. “Tem um atraso de oito meses no repasse das verbas da prefeitura. A esteira utilizada no serviço não é adequada, é muito estreita e muito rápida, o que dificulta muito o trabalho. Só um caminhão gaiola faz a coleta seletiva. O grande volume dos resíduos que chega aqui está compactado, para separar esse resíduo, demora muito“. 

Inês e Iduigues chegaram à conclusão de que o Centro de Triagem tem três problemas estruturais:

  1. Atraso no repasse das verbas por parte da Prefeitura;
  2. Em frente ao Centro de Triagem existem várias empresas do mesmo ramo que desviam o destino dos resíduos, em franca concorrência com o Centro de Triagem;
  3. O principal problema: a política da Prefeitura não é a reciclagem dos resíduos sólidos. É levar o lixo para bem longe para ser enterrado, garantindo altos lucros à empresa contratada.

Com isso, a cidade está perdendo muito recurso. Todo mundo sabe que, modernamente, lixo é dinheiro. Desde que reciclado

 

Não tem caminhão gaiola. Tudo prensado.