Profissionais discutem sobre a violência contra crianças e adolescentes na Câmara Municipal
Na semana do dia 18 de maio, é celebrado a Semana Municipal de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Para lembrar a data, a comissão permanente de assistência social Cidadania e Direitos Humanos organizou um seminário no auditório da Câmara Municipal, no dia 20. A comissão formada por Inês Paz, PSOL; Osvaldo Silva, Republicanos; Edson Santos, PSD; Fernanda Moreno, MDB e John Ross; PODE e como convidados Gioia Perini, juiz da Vara da Infância e Juventude, Luciana Amat, delegada da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Mogi, a secretária de Assistência Social da Cidade, Celeste Gomes, o promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude Bruno Camargo Ferreira, a Dra. Luana Guimarães, da Secretaria de Assistência Social e a Dra. Roberta Thorp, da Secretaria da Saúde.
Cada um falou sobre a proteção das crianças e adolescentes contra os abusos, formas de denunciar e apontou problemas no sistema que dificultam a punição dos abusadores.
Gioia Perini apontou que o sistema de audiência em casos de abuso infantil é protetivo às vitimas e “deveria ser usado, inclusive, em casos de abusos contra mulheres”. O juiz também fez uma rápida fala criticando pensamentos machistas em que até mesmo autoridades culpam a vitima, uma triste realidade.
A Dra. Luana, em sua apresentação, deu um contexto histórico desde 1988 onde não haviam leis de proteção a criança e adolescente, e falou sobre formas de como identificar uma criança eu está sofrendo abusos e como conversar com ela e denunciar.
Já a Dra. Roberta mostrou diversos dados, incidência de vitimas de acordo com sua idade, sexo, tipo de violência sofrido, e procedimentos de denuncia.
Caso você conheça alguém que esteja sofrendo abusos, ligue para o disque denuncia, numero 181.