Palestra COMMULHER

O ComMulher que a vereadora Inês Paz – PSOL ajudou em sua formação, é o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher que tem como missão formular novas diretrizes, programas e politicas públicas, todas relacionadas à melhoria das condições de vida das mulheres; eliminação da discriminação e violência, assegurando às mulheres plena participação e igualdade na política, economia, social, cultural e jurídico.

O conselho é representado por 11 secretarias executivas e 11 organizações da sociedade civil, totalizando 22 membros titulares. Poucos sabem, mas mesmo sem que seja membro, qualquer mulher pode participar das reuniões, só não terá poder de voto em momentos em que vale uma decisão do conselho.

No último dia 22 de agosto, o COMMULHER recebeu Keli de Oliveira — assessora parlamentar, que foi coordenadora de Centro de Defesa e Convivência das Mulheres (CDCM), para uma palestra sobre as mulheres dentro do ambiente político, em especial, mulheres negras.

A assessora Fernanda Cursino esteve presente nessa reunião de trabalho, que ocorreu de forma virtual, representando o mandato da vereadora Inês Paz.

Durante a palestra foi dito que o campo politico é um lugar hostil e violento e que não apresenta segurança para mulheres dentro ou fora dela, especialmente para as mulheres negras, que foi uma pauta bastante defendida durante a duração da reunião.

O campo político além de não ser um ambiente representativo para mulheres, segue não sendo acolhedor, e longe de abrir espaços para que haja mais paridade de gênero.  Existe um número muito pequeno de mulheres em posições altas dentro da política, e observando os últimos anos não parece que irá mudar sem interferência do povo.

Dentre os outros assuntos abordados estava o Dossiê da mulher mogiana, que segue em andamento. A apresentação do protótipo da plataforma esta prevista para depois do feriado. E encerrando a reunião saiu o informe sobre Erica, a nova servidora integrante da Casa dos Conselhos.