O mês de outubro foi escolhido para ser o mês da luta contra o câncer de mama.

Nesse mês, o objetivo é criar condições para a conscientização sobre o câncer de mama, sobre a importância dos exames de prevenção, sobre os diagnóstico e sobre as formas de tratamento. A campanha em Mogi das Cruzes traz o tradicional dia do rosa, quando servidores da prefeitura usarão a cor rosa durante o dia todo para lembrar a luta contra o câncer de mama.

Dos dias 17 a 21, ocorrerá a exposição  “Somos todas guerreiras”, promovida pelo Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, em conjunto com a Rede Feminina de Combate ao Câncer. A exposição é resultado do convite a 13 mulheres recém curadas para uma sessão de fotos, com trajes e cenário medievais, humanizando a luta contra a doença.

No final do mês, haverá outras duas ações. No dia 26, um grupo de cabeleireiros da cidade doará parte do valor arrecadado ao projeto Cabelegria. Os clientes poderão participar, doando mexas de seus cabelos para o banco de perucas. No dia 28, haverá a segunda edição do ritmo rosa, um aulão de dança com participação especial do DJ Rodrigo Dantas, um evento de conscientização, de incentivo à prática de exercício e à doação de leite em pó, para instituições de atendimento a pessoas com câncer.

O município e o Estado vêm fazendo a sua parte. Já não se pode dizem o mesmo do governo federal que, sistematicamente, usa sua caneta para vetar verbas aos programas sociais, especialmente quando o dinheiro é para a pauta das mulheres.

Bolsonaro, que se diz apoiador da causa feminina, cortou, as vésperas de outubro, as verbas dos programas de combate ao câncer, para bancar o orçamento secreto em 2023. O corte foi de 45% e afeta a estrutura de hospitais e ambulatórios especializados em gestação, em dependentes químicos, em transtornos mentais e outras deficiências.

De acordo com 0 jornal Estadão, a verba que antes era de R$175 milhões caiu para R$97 milhões. E 47 de 74 programas voltados para mulheres estão com os orçamentos praticamente no zero.

Mulherada, procure saber como diagnosticar e como tratar do câncer de mama.

Apesar do presidente, a gente abraça essa luta do Outubro Rosa, com o coração e como muito amor e muita luta.