Comemoração ao Dia da Consciência Negra foi realizada na Praça Zumbi dos Palmares
O dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra. Zumbi e Dandara são lembrados/lembradas como símbolos da luta antirracista e da defesa da reparação história por quase quatro séculos de escravidão.
O ato foi uma caminhada do Largo da Feira em Brás Cubas até a praça Zumbi dos Palmares, onde foram realizadas manifestações culturais de origem africana e discursos políticos. Em uma cerimônia muito simbólica, a vereadora Inês Paz e outros manifestantes lavaram a estatua de Zumbi.
O movimento social, popular, sindical e político esteve presente, como APEOESP, Fórum Mogiano LGBT, Coletivo Diversidade, Coletivo Olga Benário, Ocupação Iluminados – Das Senzalas às Favelas, Cursinho Maio 68, UNEGRO, Linhas do Itapety, Sindicato dos Policiais Civis, Sindicato dos Papeleiros, AMDEM – Associação Mogicruzense para a Defesa da Criança e do Adolescente, COMPIR – Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial e o Suburbaque- Maracatu. PT, PSOL e UP estiveram representando, respectivamente vereador Iduigues Martins e Rodrigo Valverde; Jorge Paz e Izabel Alves Costa; Marcelo Viola e Samira Nazário.