Depois de muita insistência, saiu a reunião do meio ambiente

Não foi fácil, mas aconteceu. Segunda-feira, 05 de junho. Ionara Amélia Fernandes, secretária do meio ambiente, recebeu a vereadora Inês Paz, para uma reunião. Pauta: situação do município e demandas da população.

Inês Paz e Ionara Fernandes.

Principal demanda da mandata, óbvio: coleta seletiva do lixo, suspensa, até há pouco tempo. Agora, prestado pela cooperativa Nossa Senhora Aparecida, desclassificada da concorrência. A anterior foi suspensa pelo Ministério Público porque queria pagar menos que o salário mínimo para os trabalhadores. A atual, diz que vai trabalhar de graça. Pode isso? E quanto vai pagar para os trabalhadores?

Em sua devolutiva, Ionara pretende encerrar esse assunto o mais rápido possível. Acompanha a cooperativa de perto e já esta trabalhando num projeto para aumentar a coleta na cidade.

Outra questão abordada foi a poda de árvores. Uma vez que a secretaria e a companhia EDP ficam jogando esse problema uma para a outra. “Esse não é um problema fácil de se resolver justamente por não depender apenas da secretaria”, foi a resposta de Ionara Fernandes. Além disso outros pontos como a rotatória do Habbib’s e EcoTietê foram abordados, mas a secretária não se aprofundou neles devido ao problema da coleta, mas prometeu uma devolutiva assim que estiver mais inteirada do assunto.

Para encerrar a visita, Inês Paz apresentou demandas e sugestões da população. A primeira foi a ideia de compostagem. A segunda é  sobre a poluição do lago no Parque Morumbi.

A secretária apontou que irá averiguar as pautas e trabalhar no que pode ser feito.

Como de costume a prefeitura reponde sempre de maneiro muito vaga. Uma vergonha.

Ver também:

MEIO AMBIENTE EM FOCO

VERDE E MEIO AMBIENTE SEGUEM SEM SOLUÇÃO