Primeiros foram os produtores. Agora são os Moradores.

Dia 25 de fevereiro de 2024. Data importante para a regularização fundiária da Chácara Santo Ângelo, da Vila Barreiro e da Vila Vitória. A luta vem de muito tempo. Produtores rurais, trabalhadores do campo e moradores estão na área há mais de 50 ano. No começo, as terras eram da Santa Casa de São Paulo.

Albertino, um dos moradores mais antigos da Vila Vitória.

Da esquerda para a direita: Miro, Gilda, Inês e João Santana.

No governo Lula anterior, o Instituto Nacional de Colonização e de Reforma Agrária – INCRA, comprou as terras e repassou para os produtores.

 

 

Inês Paz e Anísio.

Inês Paz e Joaquim Gutierrez.

Depois, por um passe de mágica, a Mineradora Itaquareia passou a ser proprietária da parte dos moradores, envolvendo a Chácara Santo Ângelo, a Vila Barreiro e a Vila Vitória.

 

 

Muita emoção.

Todos queriam conversar com a vereadora.

Aí, começou o drama dos moradores para conseguir a regularização fundiária.

A luta vem desde 2007. A vereadora Inês Paz – PSOL acompanha desde então.

 

 

 

Apresentação da  Itaquareia – plano de obras.

No domingo, 25/2, moradores e moradoras se reuniram na Associação Alfa, quando foram informados que cabe à Itaquareia apresentar um plano de obra para para a atual fase de regularização. Depois, é aguardar o andamento das outras fases.

“Continuaremos cobrando para que as outras fases saiam logo também e todo o bairro seja regularizado”, completou a vereadora.

 

A Alegria, o entusiasmo, a esperança brilhavam nos olhos das pessoas que lutaram muito para ter o direito a um pedaço de terra na qual já moram  há mais de 50 anos.

É muita emoção.

Moradores na luta para que o bairro todo seja regularizado.

 

 

 

 

 

 

 

 

VER MAIS:

CEV DE REGULARIZAÇÃO FUNDIARIA CHEGA AO FINAL

REGULARIZAÇÃO DO SANTO ÂNGELO