Documentário conta histórias e vivências da Vila
Sexta-feira, 17/5. Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos. Exibição do curta-metragem “Quintais Negros, Histórias da Vila Industrial”.
No documentário, Mara Vidal e Xavier Filho – moradores do bairro – fazem um circuito a pé pela vila, apontando as diversas transformações sociais após a chegada da Mineração Geral do Brasil na década de 40, com o do Grupo Jafet.
O filme leva os telespectadores a conectar-se às memórias de locais como a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, construída após a demolição da igreja do centro de Mogi e outros pontos de parada, como a quadra da escola de samba Unidos da Vila Industrial, as indústrias ao redor, as margens do Rio Tietê e o Estádio Municipal Nogueirão.
A vereadora Inês Paz – PSOL participou de evento. Após a exibição do documentário, participou do debate sobre o filme e reforçou a importância de projetos como esse, que demonstram como a cultura afrodescendente por meio de manifestações culturais, artísticas e religiosas, influenciam nas dinâmicas sociais que ocorrem nos dias atuais.