VEREADORA INÊS PAZ HOMENAGEIA LUTA DAS MÃES MOGIANAS POR JUSTIÇA
Quarta-feira, 12 de Fevereiro. Câmara de Mogi parabeniza “Coletivo Mães Mogianas”.
Reforçando o compromisso com a memória, justiça e direitos humanos, a vereadora Inês Paz (PSOL) apresentou a Moção de Aplausos nº 09/2025, em reconhecimento à luta do coletivo Mães Mogianas. O grupo, formado por mães que perderam seus filhos na Chacina do Caputera, busca há dez anos respostas para os crimes ocorridos entre 2014 e 2015 em Mogi das Cruzes.
Na justificativa da Moção, Inês destacou a gravidade do caso, que resultou em 26 mortes e 41 pessoas baleadas, a maioria jovens da periferia, vítimas de dez ataques a tiros. “O coletivo Mães Mogianas segue resistindo e cobrando justiça há uma década, garantindo que a memória de seus filhos não seja apagada”, afirma a vereadora.
O caso ainda segue aberto, com uma nova audiência agendada. Dois policiais militares foram indiciados como suspeitos de integrarem um grupo de extermínio. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, ambos estão presos, e um deles foi expulso da corporação.
Desde então, o coletivo Mães Mogianas vem recebendo apoio de diversos movimentos que lutam contra a violência e a impunidade. A Moção apresentada por Inês Paz solicita que, após a aprovação, seja dada ciência ao secretário de Segurança Pública Estadual, Guilherme Derrite, ao secretário de Segurança de Mogi das Cruzes, Gilberto Ito, e ao próprio coletivo Mães Mogianas.
Memória, verdade e justiça seguem sendo pauta!
VER MAIS: