Vereador Zé Luiz organiza reunião para esclarecimentos sobre o uso medicinal da Cannabis sativa, nome científico da maconha
Canabidol, mais conhecida pela sigla CBD, serve para o tratamento de diversas doenças psiquiátricas ou neurodegenerativas por conta de seus efeitos antidepressivos, ansiolíticos e terapêuticos. A substância é um dos ingredientes ativos obtido da planta de cannabis, também conhecida como maconha ou cânhamo.
Para esclarecimentos sobre esse tratamento, o vereador Zé Luiz – PSDB, no dia 10 de fevereiro, organizou uma reunião com a participação da psiquiatra Júlia Brasolin, do advogado Leonardo Sobral Navarro, membro Efetivo da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP, de Emília Santos Giovannini, do “Instituto Viver Ítalo”, entidade de Mogi que ensina a produzir artesanalmente o óleo de canabidiol – CBD, de Fabiola Prince Arias, advogada e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Autistas da OAB/Mogi e de David Ramalho, representante do deputado estadual Caio França (PSB).
A palestra foi realizada devido ao projeto de lei nº 106/2022, que objetiva instituir na Cidade diretrizes para uma Política de Medicamentos de derivados do canabidiol.
A vereadora Inês Paz – PSOL que também esteve presente, divulgou o evento em suas redes sociais, e se manifestou sobre essa importante descoberta científica: O CBD precisa ser distribuído no SUS. Vamos desconstruir qualquer tipo de preconceito sobre este tema em prol da saúde dos pacientes, afirmou a vereadora.