Mulher no comando do PSOL

Dias 29/30 de setembro e 1° de outubro de 2023. Em Brasília. O maior Congresso da história do Psol: 451 delegadas e delegados nacionais, representando mais de 55 mil filiadas e filiados que participaram, diretamente, de mais de mil plenárias municipais espalhadas por todo o Brasil. Um show de democracia.

Esse processo elegeu, com 67% dos votos, a historiadora e professora Paula Coradi, presidente do partido. Uma nova direção nacional também assumirá o próximo mandato. Findada essa etapa que marca a democracia interna e o fortalecimento das instâncias, o PSOL segue com os desafios futuros para aplicar as diretrizes aprovadas pela maioria da militância.

 

O PSOL se reafirma na luta contra a extrema direita e mantém sua prioridade de combater o neoliberalismo. Além disso, mantém a perspectiva de trabalhar pela unidade da esquerda e dos setores progressis

tas com o objetivo de criar um campo político que sustente e amplie as conquistas da maioria do povo brasileiro.

O deputado federal Pastor Henrique Vieira deu a letra:   “O governo Lula tem seus limite, mas precisa ser defendido para que o Brasil possa ser reconstruído.

Vereadora Inês Paz e Joana Mortágua, deputada portuguesa do Bloco de Esquerda.

Pela primeira vez, mais de 20 delegações internacionais de partidos e de movimentos de esquerda do mundo, principalmente da América Latina, estiveram presentes no 8º Congresso do Psol.

Depois de saudar o Congresso do PSOL, a deputada portuguesa Joana Mortágua, do Bloco de Esquerda, discursou em nome da delegação estrangeira, salientando, a necessidade da unidade da esquerda, no Brasil, na América Latina e no Mundo para enfrentar a crise do capitalismo e e crise climática e para derrotar o fascismo internacionalmente.

Um momento de grande emoção. Todo o plenário, em pé, canta, a todo o pulmão, a canção das trabalhadoras e dos trabalhadores, a Internacional.

A maior Tendência do PSOL – Primavera Socialista – teve um papel muito importante na construção do 8º Congresso, desde as plenárias municipais até o desfecho no Congresso Nacional. Coube ao PSOL de Todas as Lutas (PSOL Popular: Primavera Socialista e Revolução Solidária e Grupo Semente¨: Resistência, Subverta e Insurgência) garantir o sucesso do 8° Congresso, orgânica e politicamente.

O Estado de São Paulo esteve presente com mais de 20 filiadas e filiados, sendo 14 delegadas/os.Da esquerda para a direita. Em pé: Brandão (S José do Rio Preto), Matheus Batizzoco (Ribeirão Preto), Jorge Paz (Mogi das Cruzes), Lilian (Campinas), Marcelo Aguirre (Santo André), Inês Paz (Mogi das Cruzes), Rosa (S Bernardo do Campo), Matheus (Cotia), Keit Lima (SP), Miguelzinho (SP), Larissa (SP), Nilton ( Goiânia). Agachados: Portuga (SP), Luciete (SP), Carol (SP), Alia (SP), Niegê (SP), Denise (SP) e Zé Ibiapino (SP

Um PSOL mais forte e popular.

Segue galeria de fotos:

Vereadora Inês Paz Mogi/SP e Dep Federal/RJ Talíria Petrone.

 

Vereadora Inês Paz Mogi/SP e Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém, PA.

Vereadora Inês Paz Mogi/SP e Juliano Medeiros.

Vereadora Inês Paz Mogi/SP e Marina Silva, ministra do Meio Ambiente.

Lívia Duarte, Deputada Estadual PA e Vereadora Inês Paz Mogi/SP.

Moacyr, líder camponês e Vereadora Inês Paz Mogi/SP.

Aldenor Jr. e Vereadora Inês Paz Mogi/SP.

 

 

Luciete e Vereadora Inês Paz Mogi/SP.

Vereadora Inês Paz Mogi/SP e José Luiz Fevereiro.

Vereadora Inês Paz Mogi/SP e Chico Alencar, deputado federal/RJ.

Delegação indígena.

Vereadora Inês Paz Mogi/SP e Sônia Guajajara, ministra dos povos indígenas.

Vereadora Inês Paz Mogi/SP e Luiz Araújo.

Vereadora Inês Paz Mogi/SP, Alia, Miguel, Nalin e Rosa.

Paula Coradi e Juliano Medeiros.

Da direita para a esquerda: TeTê – Brasília, Miguel – SP, Araceli PA, Marcelo – SP, Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém/PA, Vereadora Inês Paz Mogi/SP e Luciete.

Painéis decorativos no hall e no salão do Congresso

Ângela Davis.

Mestre Moa do Katendê.

Cacique Raoni.

 

Don Phillips e Brno Pereira.

Rosa de Luxemburgo.

David Miranda.

 

Karl Marx.

Leila Gonzales.

Plinio de Arruda Sampaio.

Marielle Franco.