Mulher no comando do PSOL
Dias 29/30 de setembro e 1° de outubro de 2023. Em Brasília. O maior Congresso da história do Psol: 451 delegadas e delegados nacionais, representando mais de 55 mil filiadas e filiados que participaram, diretamente, de mais de mil plenárias municipais espalhadas por todo o Brasil. Um show de democracia.
Esse processo elegeu, com 67% dos votos, a historiadora e professora Paula Coradi, presidente do partido. Uma nova direção nacional também assumirá o próximo mandato. Findada essa etapa que marca a democracia interna e o fortalecimento das instâncias, o PSOL segue com os desafios futuros para aplicar as diretrizes aprovadas pela maioria da militância.
O PSOL se reafirma na luta contra a extrema direita e mantém sua prioridade de combater o neoliberalismo. Além disso, mantém a perspectiva de trabalhar pela unidade da esquerda e dos setores progressis
tas com o objetivo de criar um campo político que sustente e amplie as conquistas da maioria do povo brasileiro.
O deputado federal Pastor Henrique Vieira deu a letra: “O governo Lula tem seus limite, mas precisa ser defendido para que o Brasil possa ser reconstruído.
Pela primeira vez, mais de 20 delegações internacionais de partidos e de movimentos de esquerda do mundo, principalmente da América Latina, estiveram presentes no 8º Congresso do Psol.
Depois de saudar o Congresso do PSOL, a deputada portuguesa Joana Mortágua, do Bloco de Esquerda, discursou em nome da delegação estrangeira, salientando, a necessidade da unidade da esquerda, no Brasil, na América Latina e no Mundo para enfrentar a crise do capitalismo e e crise climática e para derrotar o fascismo internacionalmente.
Um momento de grande emoção. Todo o plenário, em pé, canta, a todo o pulmão, a canção das trabalhadoras e dos trabalhadores, a Internacional.
A maior Tendência do PSOL – Primavera Socialista – teve um papel muito importante na construção do 8º Congresso, desde as plenárias municipais até o desfecho no Congresso Nacional. Coube ao PSOL de Todas as Lutas (PSOL Popular: Primavera Socialista e Revolução Solidária e Grupo Semente¨: Resistência, Subverta e Insurgência) garantir o sucesso do 8° Congresso, orgânica e politicamente.
Um PSOL mais forte e popular.
Segue galeria de fotos:
Painéis decorativos no hall e no salão do Congresso