Primeiros foram os produtores. Agora são os Moradores.
Dia 25 de fevereiro de 2024. Data importante para a regularização fundiária da Chácara Santo Ângelo, da Vila Barreiro e da Vila Vitória. A luta vem de muito tempo. Produtores rurais, trabalhadores do campo e moradores estão na área há mais de 50 ano. No começo, as terras eram da Santa Casa de São Paulo.
No governo Lula anterior, o Instituto Nacional de Colonização e de Reforma Agrária – INCRA, comprou as terras e repassou para os produtores.
Depois, por um passe de mágica, a Mineradora Itaquareia passou a ser proprietária da parte dos moradores, envolvendo a Chácara Santo Ângelo, a Vila Barreiro e a Vila Vitória.
Aí, começou o drama dos moradores para conseguir a regularização fundiária.
A luta vem desde 2007. A vereadora Inês Paz – PSOL acompanha desde então.
No domingo, 25/2, moradores e moradoras se reuniram na Associação Alfa, quando foram informados que cabe à Itaquareia apresentar um plano de obra para para a atual fase de regularização. Depois, é aguardar o andamento das outras fases.
“Continuaremos cobrando para que as outras fases saiam logo também e todo o bairro seja regularizado”, completou a vereadora.
A Alegria, o entusiasmo, a esperança brilhavam nos olhos das pessoas que lutaram muito para ter o direito a um pedaço de terra na qual já moram há mais de 50 anos.
É muita emoção.
VER MAIS: