Em Mogi, muita gente aguarda a regularização de sua moradia, para poder viver em paz.
O poder público em nossa cidade sempre foi omisso com a moradia de seus habitantes. Por causa disso, as pessoas acabaram ocupando terrenos e construindo sua moradias em locais de mananciais ou em lugar de risco de morte. No atual momento, a Prefeitura não tem um plano de construção de casas e nem mesmo tem uma secretaria de habitação. Um absurdo.
Para enfrentar essa situação, no dia 16/9 no auditório do legislativo, ocorreu uma reunião entre a Comissão Especial de Vereadores (CEV) de regularização fundiária, composta pelos vereadores Pedro Komura (PSDB), John Ross (PODE) e a vereadora Inês Paz (PSOL) com o Coordenador de habitação, Rogério Dirks.
Uma conclusão importante da reunião é a garantia de, ainda em 2021, a entrega de 1.690 títulos de legitimação de posse para moradores que hoje moram em terrenos irregulares.
É esperar para ver.
Inês Paz também participa de outra CEV da qual é presidenta, para tratar da regularização fundiária da Chácara Santo Ângelo. Participam também dessa Comissão os vereadores Francismário Farofa (PL) e Marcelo Brás (PSDB).
A primeira atividade dessa CEV foi uma reunião com o promotor Leandro Lippi e representantes da empresa Itaquareia no dia dia 14/9, na sede da promotoria de justiça de Mogi, para discutir como será a urbanização da região de 859 hectares, com muitos moradores e com muitos produtores. A propriedade de uma parte do terreno é reclamada pela Itaquareia. Outra parte é do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria (INCRA) com uso dos produtores.
_______________________
A vereadora Inês Paz (PSOL) também participou da Oficina sobre habitação com a presença do coordenador de habitação, Senhor Rogerio Dirks. O foi objetivo de definir o uso de dinheiro público a cerca desse assunto.
Na oportunidade, a vereadora fez algumas propostas, como a criação de uma secretaria da habitação com programas de participação popular no modelo dos mutirões, semelhantes ao governo da prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, como a ampliação do auxilio aluguel.
Para participar de oficinas temáticas como essas, basta acessar o site do participa Mogi.