Câmara municipal recebe vereadores mirins.
No dia 25 e 26 de novembro, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou sessões com o Parlamento infanto-juvenil, do ensino fundamental e do ensino médio. A vereadora Inês Paz (PSOL) participou das duas sessões, prestigiando as jovens e os jovens que demonstram interesse pela politica.
Todos os anos, as estudantes e os estudantes podem se inscrever para postular o direito de serem vereadoras/vereadores mirins. Após as inscrições, a Prefeitura avalia os projetos inscritos e seleciona quais deles serão apresentados na Câmara Municipal.
Nos projetos selecionados, há muitas propostas interessantes que coincidem com o pensamento da Mandata Inês Paz, como por exemplo o projeto de lei da aluna Talita dos Santos Pereira que busca instituir um programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas Escolas.
O parlamento do ensino médio teve grande participação de alunos de escolas públicas, a vereadora Inês Paz celebrou esse fato. “Acompanhando os projetos legislativos a gente vê a importância do envolvimento da nossa juventude. Fico feliz em ver que nessa edição do Ensino Médio tem mais escolas públicas participando. A Educação é uma só, mas a gente sabe que quem frequenta a escola pública são os alunos mais carentes, da periferia e filhos de trabalhadores”.
Seguem os projetos e seus autores do ensino fundamental:
- Maria Eduarda Camargo Belarmino, 9° Ano, EE Professor Paulo Ferrari Massaro, Projeto sobre a implantação da Olimpíada Mogiana de Esportes;
- Talita dos Santos Pereira, 6° Ano, EE Antônio Olegário dos Santos Cardoso, Projeto sobre Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas Escolas;
- Victoria Ayumi Oliveira, 6° Ano, EE Antônio Olegário dos Santos Cardoso, Projeto sobre a Instituição do Programa “Mulheres na Política”;
- Ana Alicia Felix Lopes, 6° Ano da , EE Antônio Olegário dos Santos Cardoso, Projeto sobre a Intensificação da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal;
- Yasmin do Carmo Aquino. 6° Ano, EE Antônio Olegário dos Santos Cardoso, Projeto sobre a Regulamentação da Segurança de Usuários de Patinetes;
- Leonardo Martini Borges, 8º Ano, Colégio Santa Mônica, Projeto sobre Emissão de Autorização para Corte de Árvores Isoladas;
- Gustavo Donizete Soares Stoll, 9° Ano, Colégio Gutenberg, Projeto sobre a Criação e Melhorias nas Ciclovias do Município;
- Giovana Nakayama Messa, 9° Ano do Colégio Gutenberg, Projeto sobre a Colocação de Absorventes Femininos em Escolas Públicas;
- Izzadora Messias Lopes da Silva, 8° Ano, Colégio Gutenberg, Projeto sobre a Melhoria na Qualidade de Vida de Todos os Moradores;
- Pedro Campos Barcena, 9° Ano, Colégio Gutenberg, apresentou Projeto sobre a Regulamentação de Câmeras de Segurança em Área Escolar;
- Ricardo Marins Cintra de Almeida, 9º Ano Colégio Gutenberg, Projeto sobre a Criação de Cooperativa Comunitária em Bairros de Alta Vulnerabilidade;
- Maria Fernanda Nunes Pereira, 8° Ano, EE Professora Iracema Brasil de Siqueira, Projeto sobre a Implementação do Programa Escolar “Ajuda Aqui”;
- Stella Willian Cury Campilongo P Franco, 9° Ano, Colégio Tomás Agostinho, sobre Ampliação de Calçadas e de Estacionamentos em Áreas desocupadas;
- Ricardo Zuccon Sindicic, 9° Ano do Colégio Tomás Agostinho, Projeto que dispõe sobre a Implantação de Calçadas Acessíveis;
- Raquel Goulart Barbosa, 9° Ano, Colégio Tomás Agostinho, Projeto sobre o Repasse de Alimentos Perecíveis à População de Baixa Renda;
- Yan Santos Silva, 8° Ano, Colégio Santa Mônica, Projeto que dispõe sobre a Instituição do Programa “Auxílio Cão”;
- Sophia Leal Nascimento, 7° Ano, Instituto D Placidina, Projeto sobre Benefícios para Pessoas Interessadas em Assistir Eventos Culturais aos Finais de Semana;
- Ketruy Oliveira Silva Aurichio, 7° Ano, Instituto Dona Placidina, Projeto que dispõe sobre o Registro Animal Municipal (R.A.M);
- Vitória Jurtick Rolim, 7° Ano, Instituto Dona Placidina, Projeto sobre Acessibilidade e Gratuidade para Tratamento e Acompanhamento Médico Nutricional;
- Ana Clara Jacque Andere de Mello, 7° Ano, Colégio IENEC, Projeto que dispõe sobre a Instalação de Cinema Popular;
- David Fernandez de Oliveira, 7° Ano Colégio IENEC, Projeto que dispõe sobre Ampliação da Rede de Esgoto com Custo Reduzido;
- Heloisa Gal do Nascimento de Brito Fernandes, 8° Ano, Colégio IENEC, Projeto que dispõe sobre a Coleta de Lixo Tóxico;
- Olivia Galdino Carneiro, 8° Ano, Colégio IENEC, Projeto sobre o Uso de Materiais Recicláveis em Estabelecimentos Comerciais para Menor Impacto Ambiental.
Seguem os projetos dos alunos do Ensino Médio:
- Ana Clara Conceição de Sena, 1° Ano, EE Professor Paulo Ferrari, Projeto: criação de espaços verdes nas escolas municipais;
- Julia Schiavi Thurler, 1° Ano, Escola Técnica Estadual Presidente Vargas, Projeto sobre incentivo e valorização do esporte a crianças e a adolescentes;
- Teylor Mendes Fonseca, 3° Ano, Colégio Cristão Leão de Judá, Projeto sobre Passe Livre Estudantil;
- Júlio Martins de Almeida, 3° Ano, Escola Técnica Estadual Presidente Vargas, Projeto sobre residências unifamiliares;
- Gianluca Mateus Frozino, 1° Ano, EE Comendador Koheiji Adachi, Projeto que sobre incentivo à coleta seletiva de lixo por meio de ações de inclusão e cidadania”;
- Alex de Paula Militão, 1° Ano, EE Comendador Koheiji Adachi, Projeto sobre implementação de material sobre comunicação com deficientes auditivos (libras);
- Gabriel de Melo Martins da Silva, 1° Ano, EE Comendador Koheiji Adachi , Projeto sobre a Instituição do Dia da Conscientização e Educação Sexual;
- Roberta Vitória Vieira dos Anjos, 2° Ano, EE Historiador Isaac Grinberg, Projeto sobre o Passe Livre Estudantil;
- Igor Henrique Alves Martins, 1° Ano, EE Professor Cid Boucault, Projeto sobre a descentralização da cultura para os bairros mais afastados;
- Ana Yanca Drygalla Maradei, 1° Ano EE Dagoberto José Machado, Projeto sobre a obrigatoriedade de máquinas de escrever em braile nas instituições de ensino;
- Geovana Elisei da Silva, 1º Ano. EE Dagoberto José Machado, Projeto sobre o descarte de medicamentos vencidos;
- Diogo dos Santos Mattos, 2° Ano, Colégio São Marcos, Projeto sobre saneamento básico e meio ambiente;
- Julia Perrin Arcades, 1° Ano, Colégio Gutenberg, Projeto sobre a criação do projeto “Comida na barriga”;
- Paula Bejo Jardim, 3° Ano, Colégio Gutenberg, Projeto sobre a identificação de violência infantil em estudantes da rede municipal de ensino;
- Enzo Valieris de Paula, 1° Ano, Colégio Gutenberg, Projeto sobre a obrigatoriedade da presença de psicólogos nas instituições de ensino;
- Julia Bitencourt da Silva, 2° Ano, Colégio Tomás Agostinho, Projeto sobre medidas contra as enchentes e diminuição de lixo nas ruas;
- Tatiana Kimiye Kussano, 3 ° Ano, EE Professora Irene Caporali de Souz, Projeto sobre sinal sonoro para pedestres;
- Bianca Ortega de Morais Tobias, 2° Ano, EE Professora Irene Caporali de Souza, Projeto sobre mecanismos para retirar crianças e adolescentes de situação de risco e vulnerabilidade;
- Gabriel Mautoni de Carvalho, 3° Ano, Colégio Raízes, Projeto sobre a criação de museu para divulgação de “grandes mentes”;
- Diogo Mendes Baptista, 2° Ano, Colégio Cristão Leão de Judá, Projeto sobre a criação da “feira de ciências municipal”;
- Mateus Yudi Shikay, 2° Ano da EE Francisco Ferreira Lopes, Projeto sobre a instituição da semana municipal da juventude;
- Emilly de Abreu Belo, 3° Ano, EE Laurinda Cardoso de Melo Freire, Projeto sobre o “Projeto Interescolar da Água”;
- Miguel Gran Cristoforo Moraes, 1° Ano, Colégio IENEC, Projeto sobre a implementação de bebedouros em praças públicas.
Todos os projetos das alunas e dos dos alunos foram aprovados.