Tupinambás se organizam em nossa cidade
Em comemoração ao mês das lutas dos indígenas, no dia 23 e abril, a Aldeia Tupinambá M’Boiji, localizada no bairro da Porteira Preta, próxima à Avenida Japão, abriu espaço para a população conhecer a sua moradia que abriga 13 famílias indígenas da etnia Tupinambá. Na aldeia, muitos não falam português. O tupi guarani é língua oficial.
A atividade começou com uma “aula”, na escolinha da Aldeia, do cacique Luis Wera Djekipé Lima sobre a história, a cultura, a língua, a religião e sobre a vida quotidiana dos povos indígenas, principalmente do tronco Tupinambá.
Em seguida, houve a abertura oficial do evento, com a presença do prefeito Caio Cunha e da vereadora Inês Paz.
Na casa de ‘rezo’, o pajé realizou uma pajelança para o prefeito e para a vereadora.
Nas barracas montadas pelo terreiro, o público podia degustar comidas típicas, comprar produtos artesanais variados, ou ervas medicinais.
Depois de vários cantos de grupos de homens, de mulheres e de crianças, rolou uma dança tradicional em que toda a aldeia e o público participaram. Foi a maior alegria e a maior emoção.
Encerrando as atividade da parte da manhã, os guerreiros foram praticar o arco e flecha. À tarde, houve apresentação de jogos característicos das várias nações indígenas. O público também pode participar.
A Aldeia está aberta para visitação. É preciso agendar pelo Whatsapp 9595 80625.
Para finalizar, fica a reflexão da fala do cacique: ‘Arrancaram as nossas folhas, arrancaram os nossos galhos, arrancaram o nosso tronco, mas esqueceram de arrancar nossa raiz e nós estamos brotando‘.
No link abaixo, você pode conhecer a aldeia M’Boiji. Imperdível o vídeo da matéria.
https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2022/04/19/luta-para-manter-costumes-indigenas-marca-historia-de-aldeia-tupinamba-em-mogi-esqueceram-de-arrancar-nossa-raiz-e-nos-estamos-brotando-diz-cacique.ghtml