Secretária de assistência social divulga situação preocupante em Mogi das Cruzes

A vereadora Inês Paz, como membra da comissão de assistência social, participou da audiência de prestação de contas da pasta com a presença da secretária Celeste Gomes e seu adjunto Tomás Andretta. A audiência aconteceu na Câmara Municipal no dia 23 de setembro e foi assistida por diversos funcionários da pasta.

A apresentação da secretária começou com dados alarmantes para Mogi das Cruzes: 32% da população enfrentam algum tipo de vulnerabilidade e 19% estão em situação de extrema pobreza.

Como se não bastasse, o governo federal pretende cortar 80% da verba para a pasta. Uma barbárie.

A vereadora levantou diversas questões. Perguntou sobre os impactos da pandemia nesses dados e se a prefeitura pretende aumentar a atuação da assistência social, aumentando os funcionários e Centros de Referência da Assistência Social – CRAS

Primeiro: a secretária respondeu que a pandemia potencializou os problemas que já existiam em todo o país, inclusive em Mogi.

Segundo: Celeste concordou que é preciso aumentar a atuação secretaria, inclusive já houve reposição de funcionários e o aumento do número de CRASs na cidade será pauta do planejamento estratégico da Secretaria. Concluiu, dizendo que a demanda dos serviços sociais é muito grande e “mesmo com mais 3 CRAS não daríamos conta de suprir tudo.”

Pobre população.